A partir de hoje, e durante algumas semanas, vou partilhar os artigos do meu curso básico de escrita de guião, que está disponível no site joaonunes.com.
O objectivo destes artigos é muito simples: ajudar quem estiver interessado em escrever um guião1 para cinema ou televisão a dar os primeiros passos nesse sentido.
Uma das coisas mais fáceis da vida é não escrever; se escrever fosse fácil toda a gente o faria. - William Goldman
As perguntas que se colocam a essas pessoas são muitas: o que é essa coisa que dá pelo nome de argumento, guião ou roteiro? Para que serve? Como se escreve? Que formato tem? Por onde é que começo, se quiser escrever um? E, depois de o escrever, o que é que lhe faço?
Os artigos vão dar, de uma forma muito sucinta e elementar, respostas a essas perguntas. Quem os ler não vai tornar-se magicamente num guionista profissional, mas vai ter algumas noções básicas essenciais, e um melhor entendimento do caminho à sua frente.
Se lhes juntar determinação, talento, e um pouco de sorte, pode até vir a ter a felicidade de ver o seu nome no grande ecrã, no escuro de um cinema perto de si.
“The Princess Bride”, escrito por William Goldman ©️ Sony Pictures
O que vai encontrar nestes emails
Os vários artigos que constituirão este curso básico vão abordar o essencial na escrita de um guião para cinema ou televisão.
Começarei por explicar o que é um guião, quem o escreve e quem o usa. Seguidamente abordarei as formas como pode surgir a ideia para um guião, e o seu tema.
Depois irei desenvolver alguns aspectos essenciais como a estrutura, os personagens e diálogos, os enredos e os géneros.
Terminarei com uma análise das várias estruturas alternativas ao modelo narrativo mais clássico.
Nestes emails vou aproveitar para rever e aprimorar alguns aspectos dos artigos originais, que já têm alguns anos.
Recordo uma vez mais que este curso básico não é mais do que uma introdução a temas que são vastíssimos por natureza.
No próximo artigo vamos descobrir o que é realmente um guião.
Ao longo destas páginas vou usar normalmente a palavra guião, por ser a minha favorita e a que se usa em Portugal. No Brasil prefere-se "roteiro" e, muitas vezes, em Portugal a palavra "argumento" também é usada como sinónimo.
Obrigado Daniel, isso é o que mais me motiva.
Bastante bom seu texto. Receber seus emails é sempre revitalizante em escrever.